\ Alongamento: indispensável para o dia a dia
Responda rápido: o que é que você faz antes ou depois de praticar seu treino seja na rua ou academia? O Sou Fitness espera que a resposta seja: alongar. Você irá saber agora a importância de criar o hábito de alongar através do post da fisioterapeuta Josete Lutkus.
Importância do alongamento
Uma ótima flexibilidade tem vários benefícios sobre os músculos e as articulações. Ela traz qualidade de vida aos movimentos das atividades da vida diária e para todas as atividades físicas que exijam um bom desempenho muscular e articular.
Porém, infelizmente a flexibilidade não é comumente priorizada às pessoas que iniciam um treinamento de aptidão física. Ela é citado de forma secundária ou totalmente descuidada. Ele é geralmente concentrados na região dos membros inferiores e não ultrapassam 15 segundos até em treinamentos esportivos.
Um bom alongamento deve ser realizado tanto durante o aquecimento que precede a sessão de exercícios como na finalização, para desaquecimento da musculatura.
Atividades como o Pilates e o Yoga que trabalham o corpo como um todo, ganham maior popularidade por trabalhar justamente a flexibilidade.
Benefícios do alongamento
Uma rotina regular de alongamento pode fornecer excelentes benefícios para qualquer pessoa, seja atleta ou não. Estudos comprovam que pessoas menos flexíveis são mais suscetíveis às lesões. A flexibilidade necessária para se evitar possíveis lesões não se adquire através de alongamento antes das atividades apenas, mas só se alcança depois de semanas de sessões de alongamento. Sessões regulares de alongamentos de pelo menos 10 minutos promovem alterações benéficas, como maior flexibilidade, melhor mobilidade e também aumento de força e da resistência.
Além dos benefícios acima, também podemos citar que o alongamento :
Qual a melhor maneira de alongar?
Um bom programa de alongamento deve levar em consideração alguns ítens bastante importantes como:
Além disso, existem níveis de evolução de alongamento específicos que devem ser respeitados baseados nos graus de flexibilidade de cada indivíduo. As sessões podem ter duração entre 10 e 60 minutos e devem ser realizados de quatro a cinco vezes por semana.
E aí, depois dessa explicação, que tal cuidar um pouco mais da saúde do seu corpo?!